Quando ouvir a opinião dos outros sobre sua vida e seu tratamento?

Opinion

Olá comunidade Diva!!👑Saúde tem muito a ver com as escolhas que fazemos não é mesmo? E eu acredito que tem muito a ver por exemplo com a escolha sobre em que momento é relevante e saudável deixar a opinião dos outros nos influenciar ou não. Então? Vamos falar sobre isso? 

Ouvir opiniões é algo corriqueiro e até mesmo necessário em nossas vidas. Afinal,  vivemos em sociedade, em família, enfim, estamos inseridos num contexto maior do que nós mesmos, e existe uma grande sabedoria em pedir e ouvir a opinião de outras pessoas (em especial as que nos amam e nos querem bem), mas existe um momento que precisamos definir um limite e decidir se aquela opinião se adequa lá dentro com o que estamos sentindo e o que realmente queremos.

Tem um momento na vida que precisamos calar as vozes lá fora para ouvirmos nossa voz aqui dentro, e isso também tem a ver com o diabetes. Ao longo da nossa vida com a condição surgem inúmeras dúvidas ou questionamentos, por exemplo “É momento de mudar de médico?” “Devo ou não tentar um novo tratamento?” “Estou preparada ou preciso de mais tempo?” “O que deu certo para o outro, será que também é o melhor para mim?” “Devo falar que tenho diabetes logo no primeiro encontro ou esperar?”, e podemos até ouvir outras opiniões mas quem realmente precisa decidir e avaliar somos nós.

Esses são questionamentos legítimos em relação a condição, o tratamento e  vida de cada pessoa, e as experiências e pontos de vista dos outros podem de fato nos ajudar, mas em algum momento nós que precisamos nos ouvir.

Existem também aquelas outras decisões que apesar de não terem relação direta com a condição, podem sim afetar e muito nossa qualidade de vida. Como por exemplo:  Ficar ou sair do relacionamento, mudar de casa, de emprego, de país…. ou até questões bastante triviais do dia a dia. Enfim, todas permeiam a vida e ouvir outras opiniões é saudável sim, porém sem anular a nossa própria opinião.

Muitas vezes estamos tão viciados que nos digam como agir que nos perdemos de nós mesmos e de nossas vontades. Quando alguém se relaciona com a gente, isso dá a liberdade dessa pessoa entrar em nossas vidas sim, mas isso só até onde a gente permite.

Assim, ouvir opiniões não significa acatá-las, significa acolher (ao invés de imediatamente rejeitar), e refletir: “Isso realmente faz sentido para mim?”

Existe um espaço sagrado dentro de você que é quem você é, é a sua essência, e que precisa ser respeitado e jamais violado; e é nesse lugar em você mesmo que suas melhores decisões são tomadas e para isso é preciso acreditar.

O verdadeiro bem estar começa aí, quando podemos ouvir opiniões sem nos aprisionar, tomando nossas próprias decisões, ouvindo a nossa verdade; e assim nos responsabilizando pelos resultados, sejam eles quais forem, e lidando com eles sabendo que “certa” ou “errada” a decisão foi nossa, e que podemos então a partir da experiência colher os frutos, através da conquista ou do aprendizado.

Fabiana Couto, Psicanalista e Coach, Fundadora do Movimento Divabética

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *